Discoteca Popular: O Rappa

7 de novembro de 2008

Discoteca Popular: O Rappa

http://vitoria.jovempanfm.com.br/i/9/ganhadores/rappa_logo.jpg


Opa Opa galera!, vamos iniciar hoje mais uma sessão de nosso PnT, a Discoteca Popular, onde toda semana (Ou não) vamos fazer uma breve biografia de grupos, bandas ou cantores que gostamos.
E pra iniciar, nada mais nada menos do que O Rappa, o quarteto formado por Falcão, Xandão, Lauro e Lobato já está a 14 anos na estrada com muitos sucessos e um estilo único dentro da música brasileita quissá mundial, pois além de misturar o Rock com Reggae, também com elementos de Samba, Rap, Eletrônica e MPB.
O surgimento da banda também foi de forma inusitada, em 1993, com a vinda do cantor regueiro Jamaicano Papa Winnie, foi montada uma banda as pressas para acompanhar o cantor em suas apresentações, a banda era formada por Nelson Meirelles, Alexandre Menezes o Xandão e Marcelo Yuka, após essa série de apresentações o quarteto decidiu se juntar e montar uma banda. Muitos nomes foram pensados para o grupo, entre eles "cão careca" e "Bate Macumba", O nome escolhido - O Rappa - vem da designação popular dada aos policiais que interceptam camelôs, os rapas. Com um p a mais para diferenciar, o nome foi escolhido.
Pra escolher o vocalista do grupo foi colocado um anuncio no Jornal O Globo, daí Falcão foi escolhido para os vocais da banda.


1994: O Rappa


Em 1994 foi lançado o CD com o mesmo nome da Banda O Rappa, sem grandes sucessos, apenas "Brixton, Bronx ou Baixada" e "Mitologia Gerimum" se destacam, depois da turnê desse Cd o baixista Nelson Meirelles deixa a banda e no seu lugar entra Lauro Farias que está na banda até hoje.

Faixas
  1. Catequeses do Medo
  2. Não Vão Me Matar
  3. Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro
  4. Take It Easy My Brother Charles
  5. Brixton, Bronx ou Baixada
  6. R.A.M
  7. Skunk Jammin
  8. Coincidências e Paixões
  9. Fogo Cruzado
  10. À Noite
  11. Candidato Caô Caô
  12. Mitologia Gerimum
  13. Sujo
  14. Sujo - Dub
  15. Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro - dub
  16. Vinheta da Silva

_______________________________________________

1996: Rappa Mundi

Rappa Mundi em 1996 foi o CD que projetou a banda nacionalmente, com uma levada mais de Reggae criou vários sucessos, como "A feira", " Eu quero ver gol", "Pescador de Ilusões" e "Vapor barato", talvez seja este o mehor álbum da banda, bom, se não for é um dos melhores.

Faixas

  1. "A Feira"
  2. "Miséria S/A"
  3. "Vapor Barato"
  4. "Ilê Ayê"
  5. "Hey Joe"
  6. "Pescador de Ilusões"
  7. "Uma ajuda"
  8. "Eu quero ver gol"
  9. "Eu não sei mentir direito"
  10. "O Homem Bomba"
  11. "Tumulto"
  12. "Lei da Sobrevivência (Palha de Cana)"
  13. "Óia o rapa"
_______________________________________________

1999: Lado B Lado A



Se Rappa Mundi projetou a banda, Lado B Lado A consolidou, praticamente todo o Disco fez sucesso, com musicas como "Me Deixa, "Cristo e Oxalá", "Minha Alma", "Lado B Lado A", "Se não avisar o bicho pega", "O que sobrou do céu" e "Homem Amarelo" levaram o grupo ao topo das paradas de sucesso, recebendo vários prêmios pelas composições e pelos clipes principalmente de Minha Alma e o que sobrou do Céu, Veja os clipes logo abaixo:

O que sobrou do céu


Minha Alma até hoje é o clipe mais premiado do VMB (premiação dada pela MTV Brasil) em uma única edição: Escolha da Audiência, Clipe do Ano, Clipe Rock, Direção, Fotografia e Edição. Além de ser emocionante pra caralho!


Canções

  1. Tribunal De Rua
  2. Me Deixa
  3. Cristo E Oxalá
  4. O Que Sobrou Do Céu
  5. Se Não Avisar o Bicho Pega
  6. Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)
  7. Lado B Lado A
  8. Favela
  9. Homem Amarelo
  10. Nó De Fumaça
  11. A Todas As Comunidades Do Engenho Novo
  12. Na Palma Da Mão


_______________________________________________

2003: O Silêncio Q Precede o esporro

Lançado em 2003, O Silêncio Q precede o Esporro, foi o maior desafio para os integrantes do O Rappa, pois com a saída de Marcelo Yuka, por desentendimentos, ficou muita expectativa por parte dos fãs de como que iria ser o Disco sem o Yuka que era o principal cérebro da Banda, é evidente que a postura da banda mudou, mas a qualidade das músicas não, o Silencio conseguiu emplacar grandes sucessos como "Reza Vela", "Rodo Cotidiano", "Mar de gente" e "O Salto", que teve um clipe bastante polêmico e premiado.

Veja o Clipe de O Salto




Videoclipe de Reza Vela

Faixas

  1. Vinheta
  2. Reza Vela
  3. Vinheta
  4. Rodo Cotidiano
  5. Papo de Surdo e Mudo
  6. Vinheta
  7. Bitterusso Champagne
  8. Vinheta
  9. Mar de Gente
  10. O Salto
  11. Vinheta
  12. Linha Vermelha
  13. Pára Pegador
  14. Vinheta
  15. Vinheta
  16. Vinheta
  17. Óbvio
  18. Vinheta
  19. Maneiras
  20. O Novo Já Nasce Velho
  21. Deus lhe Pague
  22. cont. Deus lhe Pague
  23. O Salto II
_______________________________________________

2008: 7 Vezes
O Disco tem esse nome porque é o sétimo disco da carreira de O Rappa (Contando com Instinto coletivo e o Acústico MTV, que são Ao vivo), na minha humilde opinião, é muito bom álbum, gostei muito, ele não tem aquelas produções pomposas que o Silencio que precede o esporro teve nas músicas, esse CD conseguiu fazer com que O Rappa meio que voltasse as suas raízes, com musicas com arranjos mais simples, mas mesmo assim lindas, destaco "Meu mundo é o Barro", "Maria" e "Suplica Cearense" além da música de trabalho do momento "Monstro Invisível", que vocês vão conferir o clipe logo abaixo:

Clipe de Monstro Invisível


Faixas

  1. Meu Santo ta cansado
  2. Verdades de Feirante
  3. Hóstia
  4. Meu mundo é o barro
  5. Farpa cortante
  6. Em busca do porrão
  7. 7 Vezes
  8. Monstro Invisivel
  9. Maria
  10. Suplica Cearense
  11. Fininho da Vida
  12. Documento
  13. Respeito pela mais bela
  14. Vários Holofotes
_______________________________________________


Instinto Coletivo e Acústico MTV, gravados respectivamente em 2001 e 2005, são gravações ao vivo com em sua maioria músicas contidas nos álbuns de estúdio, obitiveram grande sucesso, especialmente o acústico por mostrar o som do O Rappa de um jeito totalmente diferente

Na Frente do Reto é uma música criada especialmente para o Acústico da MTV




_______________________________________________



http://proximoshow.com.br/wp-content/uploads/2007/12/o-rappa11.JPEGhttp://www.aboutlife.blogger.com.br/rappa01.jpghttp://www.bobnews.com.br/images/a0f1c29de0098be9634f76ffa184c139.jpghttp://stat.correioweb.com.br/arquivos/divirta/materias2007/orappa_grande.jpghttp://oglobo.globo.com/fotos/2007/09/27/27_mhg_cult_mix2.jpg

______________________________________________

O que podemos Dizer é que O Rappa é uma ds maiores bandas do cenário nacional, e se você curte Rock e Reggae e nunca os ouviu está cometendo um grande pecado, o que está esperando?
Fui!!

Bookmark e Compartilhe

0 comentários: